Assista à aula inaugural

"Alfabetização: concepções e práticas"


As especialistas Cristiane Mori e Sônia Madi falam sobre as concepções e práticas da Alfabetização. Cadastre-se e assista agora.


Assuntos abordados durante o Webinar:

  • Concepções na Alfabetização:

Infância, ensino e aprendizagem.

  • Processos de Alfabetização:

Como a criança se apropria da escrita.

  • Avanços e rupturas na Alfabetização:

Questões de didática.

  • Entenda os segredos de quem atua neste setor há anos.



Preencha o formulário

e assista a seguir

CONHEÇA O CURSO ONLINE SINGULARIDADES:

ALFABETIZAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


Produzido em parceria com o CENPEC, este curso dedica-se à compreensão do processo de alfabetização, debruçando-se sobre as concepções que o sustentam: infância, ensino, aprendizagem e sistema de escrita. Os modos pelos quais a criança acede à linguagem escrita são explorados, visando defender que as práticas alfabetizadoras sejam intencionais, sistematizadas e comprometidas com o letramento, ou seja, que a alfabetização se dê em meio a práticas situadas e contextualizadas de leitura e de escrita. 


SAIBA MAIS SOBRE O CURSO!
MÓDULOS DO CURSO:

Concepções na alfabetização: infância, ensino e aprendizagem.

 Processos de alfabetização: como a criança se apropria da escrita.

Avanços e rupturas na alfabetização: questão de didática.

DOCENTES:

 Cristiane Mori é Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP (1992 a 2015) e da Graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação (2017). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013. Autora de cursos on-line na área de alfabetização e ensino de Língua Portuguesa para instituições de ensino privadas e redes públicas. Coordena cursos on-line de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. É consultora, formadora e elaborada de materiais didáticos do Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú Social e CENPEC, desde 2012. Foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre 1996 e 2006 e atua na elaboração e análise de matérias didáticas (impressos e on-line) em diversas editoras (FTD, SM, Leya, Melhoramentos, dentre outras).


Maria Alice Junqueira de Almeida é psicóloga com especialização em alfabetização pelo Instituto Vera Cruz (SP). Presta assessoria e desenvolve projetos educacionais e de formação de professores em redes públicas de ensino no CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Foi professora do Instituto Vera Cruz nas disciplinas: Didáticas da Língua I e II e Currículo Escolar até 2016.


Sonia Madi é Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. Fundadora e professora do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae na área de Alfabetização. Presta assessoria e desenvolve projetos educacionais e de formação de professores em redes públicas de ensino. Idealizadora e coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa / Programa Escrevendo o Futuro (2002 a 2015) e da Plataforma Alfaletrar (2016 e 2017). Autora do livro de alfabetização Cantalelê, adotado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para todas as escolas públicas.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO!

® Instituto Singularidade | Todos os direitos reservados.