Creche e BNCC: Bebês em foco

Inscrições Encerradas!

Agradecemos o seu interesse em se cadastrar no curso online "Creche e BNCC: Bebês em foco".


Fique ligado que sempre teremos novos cursos online aqui no Instituto Singularidades!

O curso "Creche e BNCC: Bebês em foco" é uma iniciativa do Movimento Pela Base Nacional Comum em parceria com o 

Instituto Singularidades, Instituto Avisa Lá e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.  O conteúdo gratuito é contemplado em 10 horas e visa materializar os princípios propostos pela BNCC para a educação infantil com o foco nos bebês de 0 a 1 ano e 6 meses. 



A intenção deste material é propor aos participantes reflexões sobre as práticas pedagógicas com bebês, pautadas pela proposta da BNCC, relativas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a partir de proposições e objetivos organizados por diferentes campos de experiências.  

 

Como a BNCC propõe que o trabalho pedagógico parta da consideração sobre os modos de ser, estar, agir, pensar e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças, é preciso ajudar os professores a ter foco específico nesta faixa etária. Uma idade em que nem sempre é claro identificar as necessidades das crianças, suas experiências e singularidades.  

Carga horária: 10h;

Modalidade: Online;

Certificação: Instituto Singularidades;

Curso gratuito 100% com direito a certificação gratuita.

Complete o formulário:

Preencha com atenção o formulário abaixo. Essas informações serão inseridas em seu certificado na finalização do curso.

Docentes:

Cisele Ortiz

Formada em Psicologia e Licenciatura pela USP e especialização em Educação Infantil pela PUC-PR . Foi diretora, coordenadora pedagógica e professora de escola Educação Infantil por 15 anos . Compôs a equipe de supervisão da rede de Centros de Convivência Infantil do Estado de São Paulo. Foi coordenadora do programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq. Atuou no Crecheplan / Avisa Lá como formadora de professores e equipes gestoras de escolas de Educação Infantil públicas e desde 1996 é coordenadora adjunta da Instituição. Faz parte da equipe de professores do Instituto Singularidades no curso Pós-Graduação Educação Infantil: investigações e fazeres para crianças de 0 a 3 anos, desde 2014. Possui artigos publicados na revista avisa lá. Escreveu em parceria com Maria Teresa Venceslau de Carvalho o livro Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação, da editora Blucher , integrante e do PNBE professor em 2014. Ela também é presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebe (ABEBÊ).

Fernanda Arantes

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicóloga. Psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Núcleo Educação na Diferença da Escola Viva desde 2013. Foi professora de Educação Infantil durante nove anos e de apoio de inclusão na Educação Infantil durante três anos. Coordenadora, desde 2008, do grupo de estudos Ação Educativa na Diferença da Escola Viva, com o foco na temática da Educação Inclusiva. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde fevereiro de 2017 e também Doutoranda em Educação, Linguagem e Psicologia pela FEA-USP

Programação:

Módulo 1 - Introdução 

Módulo 2 - A BNCC e o Professor  

Módulo 3 - Aninhar e Vincular 

Módulo 4 - Cuidar: cuidados físicos e o respeito ao desenvolvimento e a aprendizagem de cada bebê  

Módulo 5 - Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiência na prática educativa com os bebês  

Módulo 6 - Como avaliar o trabalho com bebês na creche? 

® Instituto Singularidade | Todos os direitos reservados.