Por que aprender ciências?

As perspectivas do letramento científico na BNCC

Nesta aula inaugural, os professores José Manoel, Cecília Condeixa e Marcos Englestein irão nos contar sobre a importância do letramento científico para o cidadão, o professor e a criança. Eles também falarão sobre o trabalho com a aprendizagem por investigação desde os anos iniciais, um destaque da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Preencha o formulário

para assistir à aula inaugural!

O que veremos nesta webinar?

• Quais as semelhanças e diferenças entre a BNCC e os PCN’s na área de Ciências da Natureza?
  • O que é letramento científico?
  • Qual a importância da investigação, já nos anos iniciais?
  • Quais são os tipos de atividades de pesquisa e investigação nos anos iniciais?
  • Como podemos identificar se uma informação tem base científica ou não?
  • Qual a postura que o professor deve ter quando um aluno traz uma informação que acredita ser a verdade, mas se trata de um mito ou uma mentira (fake)?

Maria Cecilia Guedes Condeixa (coordenação)

Bacharel e licenciada pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. Professora e assessora (para currículo e avaliação); formadora de professores no ensino básico, em redes públicas e privadas. Professora de Didática de Ciências Naturais na Escola do Professor- SINPRO SP. Elaboradora dos PCN – Parâmetros curriculares nacionais, anos iniciais e finais, do ENCCEJA (exame nacional de certificação de competências da educação de jovens e adultos) e do ENEM (primeira versão). Consultora do INEP para o PISA de 2006, foco principal em Ciências. Autora de livros didáticos e outros materiais educativos. Membro da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).

José Manoel Martins

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP.  Mestre e Doutor em Ciências (área de Zoologia) pelo Instituto de Biociências da USP. Professor de Ciências do Ensino Fundamental II e de Biologia do Ensino Médio, até 2015. Autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio e outros materiais educativos. Membro da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).

Marcos Engelstein

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Biologia (área de Biologia) pelo Instituto de Biociências da USP. Professor de Ciências do Ensino Fundamental II e Biologia do Ensino Médio. Autor de livros didáticos e sistemas de ensino de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio. Membro da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos (ABRALE).

® Instituto Singularidade | Todos os direitos reservados.