Conheça mais sobre a linguagem visual e digital e suas expressões!

As linguagens visual e digital tiveram grande destaque na BNCC, em todas as áreas do conhecimento. Conhecer suas diferentes expressões – revistas, fotos, infográficos, quadrinhos, memes, etc. – é essencial para que o professor possa explorá-las em toda a sua potencialidade.


Que técnicas podem ser utilizadas para produzir comunicações visuais mais eficientes? Quais são as principais características e a história por trás dos formatos gráficos mais populares?


Como identificar imagens que fazem parte de notícias falsas?


Venha conferir com Felipe Saldanha e Miguel Thompson as respostas para estas questões.


Tópicos que são abordados na transmissão:

• Apresentação do programa do curso;

• As linguagens visual e digital na BNCC;

• Discurso gráfico versus discurso textual;

• Respostas às dúvidas do público.


Preencha o formulário

e assista a seguir

CONHEÇA O CURSO ONLINE:

NARRATIVAS GRÁFICAS PARA EDUCADORES


A BNCC para o Ensino Fundamental prevê que as linguagens visual e digital são tão importantes quanto as tradicionais oral e escrita, valorizando assim os letramentos multissemióticos e hipermidiáticos. O domínio desta temática pelo educador é essencial para que ajude o aluno a desenvolver competências específicas de Língua Portuguesa. É neste sentido que o presente curso considera que o aprendiz deve aprender habilidades semelhantes às de um designer gráfico, isto é, desenvolver um senso de hierarquia para articular elementos estéticos de forma criativa e funcional com o propósito de construir mensagens com significado.

Saiba mais sobre o curso!
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

Unidade 1 — Tudo em ordem: design gráfico e diagramação

Unidade 2 — Fotografia: registro objetivo ou expressão criativa?

Unidade 3 — Infográficos: dos números aos diagramas

Unidade 4 — Muito além da ilustração: outros tipos de imagens estáticas (ou quase)

Unidade 5 — Imagens na era da desinformação

DOCENTE:

Felipe Saldanha é Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista (MBA) em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFU. Foi professor substituto do curso de Jornalismo da UFU, tendo ministrado as disciplinas Planejamento Gráfico e Jornalismo Digital. Consultor de comunicação e marketing, designer gráfico e desenvolvedor web.

Saiba mais sobre o curso!

® Instituto Singularidade | Todos os direitos reservados.