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Podcast e educação:

a produção de áudio na escola

Conheça mais sobre como utilizar o podcast no ambiente escolar!

Por que em tempos de memesyoutubers e a digitalização de tudo, o rádio ainda é uma poderosa alternativa educativa? Para responder essa pergunta, vamos demonstrar como a linguagem radiofônica pode ser um recurso pedagógico capaz de mobilizar estudantes e, sobretudo, de articular o currículo escolar. Flexível e simples de ser produzido, o podcast (a novíssima experiência do rádio) oferece diversas possibilidades para atividades pedagógicas, pois funciona como um facilitador dos processos educativos. Venham participar dessa viagem pelo universo podcast e conhecer o poder do rádio na escola. 

Tópicos que são abordados na transmissão:

. Por que o rádio continua a ser uma mídia atual e como levá-la para o cotidiano da escola? 


. Por que os jovens gostam tanto de podcast? Como transformar essa linguagem em recurso pedagógico? 


. Quem pode trabalhar com podcast? Professores de Química, Física e outras ciências podem  usufruir do podcast? 


. Tenho dúvidas de como gravar, editar e publicar um podcast. O que faço agora? 


. Educomunicação: por que a linguagem radiofônica é tão importante para esse conceito? 


. Por que produzir mídia e comunicação na escola é uma forma criativa e inovadora de fazer educação? 


. Trabalho colaborativo, pesquisa e produção: exemplos e formatos de podcast para levar na para a sala de aula. 



Venha conferir com Douglas Calixto e Marciel Consani as respostas para estas questões!



Preencha o formulário e assista à aula inaugural!

PARTICIPANTES:

Douglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet - entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Marciel Consani é Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008), com Mestrado (IA-UNESP, 2003) e graduação em Artes/Música, possui Licenciatura Plena em Educação Artística e Especialização em Tecnologia da Educação (PUC-SP). Concluiu em 2013 seu pós-doutorado junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP).

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